domingo, 6 de outubro de 2019

Técnicas de fabricação digital (Torno CNC)


   Para se compreender bem o que é um torno cnc, é importante se saber o que é o cnc. Este é um sistema que permite o controle de determinados maquinários industriais, como tornos e ferramentas de usinagem.
   Sua sigla significa sistema numérico computadorizado, o que já permite vislumbrar todo o complexo desenvolvimento tecnológico, que permeia as operações que o envolvem.
   O controle é feito por meio de códigos, que permitem que o movimento das máquinas seja feito de maneira simultânea e coordenada.
   Esse sistema é bastante recomendado a indústrias voltadas a confecção de peças complexas, que demandam muita técnica e precisão na hora de suas confecções.
   Uma fresadora pode ser comandada pelo CNC em diversas operações, que necessitam de maior precisão no desenho da peça fabricada.
   Se tornaram uma parte vital do processo de fabricação em diferentes indústrias. Com um torno CNC é possível produzir facilmente peças complexas, o que seria muito difícil para uma máquina ou um torno manual. Um torno CNC ainda requer habilidades por parte do operador para funcionar corretamente, mas o operador pode aprender técnicas de usinagem CNC básicas.

    A introdução do CNC na indústria mudou radicalmente os processos industriais. Perfis de alta complexidade são facilmente usinados. Estruturas em 3 dimensões tornam-se relativamente fáceis de produzir e o número de passos no processo com intervenção de operadores é drasticamente reduzido. O CNC reduziu também o número de erros humanos (o que aumenta a qualidade dos produtos diminuindo retrabalho e desperdício), agilizou as linhas de montagens e tornou-as mais flexíveis, pois a mesma linha de montagens pode agora ser adaptada para produzir outro produto num tempo muito mais curto se comparados os processos tradicionais de produção


Nenhum comentário:

Postar um comentário