Cortadoras a laser e impressoras 3D também são consideradas máquinas CNC, e o que difere essas máquinas é exatamente a “ponta”, que pode derreter plástico, soltar um laser ou ter uma fresa cortante. A fresadora CNC utiliza um método subtrativo para modelar a peça, esculpindo em uma chapa ou bloco de material, e para isso usa uma tupia ou spindle em sua ponta para realizar o trabalho de corte.
A linguagem usada para controlar a fresadora CNC é chamado de G-Code. Em uma fresadora de 3 eixos, como a no Brasília Fab Lab, o código diz a máquina mover a ponta na direção X, Y e Z com precisão. Esse controle permite operações precisas de corte em diversos materiais (madeira, plásticos, metais, etc) e em diversos formatos.
A fresadora CNC pode existir em diversos outros tamanhos assim como outras máquinas CNC. Normalmente as fresadora CNC menores usam ferramentas pequenas e conseguem operar em pequenos detalhes, por exemplo, placas de circuito. Já as maiores trabalham com materiais de grandes dimensões mas sem tantos detalhes minuciosos, como móveis.
Como o próprio nome já diz, a ferramenta usada para cortar é a fresa, visualmente muito parecida com uma broca usada em furadeiras, a diferença é que a fresa possui lâminas que também cortam lateralmente e não somente em uma direção.
Tipos de fresa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário