Recriar rosto de homem que sofreu de tumor:
À esquerda uma imagem que mostra Eric Moger após a cirurgia de retirada do tumor, e à direita, o resultado da prótese feita com uma impressora 3D (Imagens: Gizmodo e The Telegraph)
O cirurgião-dentista utilizou tomografia computadorizada facial como referência para criar um modelo da face de Eric. A partir desses dados, ele foi capaz de construir uma mandíbula substituta feita de titânio, que utiliza hastes de cerca de 2 cm de comprimento para mantê-la no lugar.
Uma placa de plástico também foi implantada no interior da boca do paciente, o que lhe permitiu comer e beber pela primeira vez desde a cirurgia de remoção do tumor. Antes de receber os novos implantes, ele se alimentava por meio de um tubo ligado diretamente ao seu estômago.
Impressora 3D de comida saudável:
Desde 2014, o uso de impressoras 3D para a produção de alimentos vem sendo testado. Pesquisadores da Nasa, por exemplo, desenvolveram protótipos capazes de imprimir pizzas para os astronautas que estavam em estações espaciais. Já o restaurante Food Ink opera desde 2016 apenas com comidas feitas por meio de impressoras 3D.
Isso deixa claro que o futuro da tecnologia de alimentos passa pela impressão de comida. Contudo, até agora, a impressão alimentar estava focada apenas em opções calóricas e de baixo valor nutricional. Uma iniciativa de uma pesquisadora holandesa começa a mudar esse cenário.
Pensando em transformar a alimentação humana em algo mais natural, sustentável e saudável, Chloé Rutzerveld desenvolveu o Edible Growth (“Crescimento comestível”). Um projeto que imprime petiscos nutritivos na hora.
O Edible Growth “constrói” uma espécie de empada a partir da combinação de uma massa comestível (a esfera que envolve os cogumelos da foto) e camadas de semente, esporos e leveduras. Todos esses “ingredientes” são combinados, impressos e após cinco dias já estão prontos para o consumo. Simples assim.
Mais informações acesse o link:
Segue vídeo que mostra 10 coisas interessantes criadas com a impressora 3D
Nenhum comentário:
Postar um comentário